Qui. Nov 13th, 2025

A primeira-ministra Benvinda Levi vai representar o país na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social, que arranca esta segunda-feira no Catar, divulgou o Governo.

De acordo com um comunicado do Gabinete da Primeira-Ministra, a dirigente vai intervir na sessão plenária e na Mesa Redonda 1, sob o tema “Fortalecendo os três pilares do desenvolvimento social: erradicação da pobreza, emprego produtivo e trabalho decente para todos e inclusão social”, marcada para 4 de Novembro, terça-feira.

A cimeira realiza-se 30 anos depois do histórico encontro de 1995, em Copenhaga, que lançou as bases dos 10 compromissos da Declaração de Copenhaga sobre Desenvolvimento Social, num evento que pretende acelerar ações para erradicar a pobreza, promover o pleno emprego e garantir a inclusão social num contexto global de crescentes desigualdades, mudanças demográficas e rápida transformação tecnológica.

Durante a visita, a primeira-ministra manterá encontros com Mohammed Bin Abdulrahman Al-Thani, primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado do Qatar, o vice-presidente do Conselho de Ministros da República do Quirguizistão, e Åamud Grøver Aukrust, ministro para o Desenvolvimento Internacional da Noruega, refere o comunicado.

O documento refere ainda que a participação de Benvida Levi na cimeira constitui uma oportunidade para reafirmar o compromisso de Moçambique com o multilateralismo, trocar informações sobre a situação política, económica e social do país, e mobilizar apoio internacional para a implementação da agenda nacional de desenvolvimento.

A primeira-ministra é acompanhada pela ministra do Trabalho, Género e Ação Social, Ivete Alane, pelo representante permanente de Moçambique nas Nações Unidas, pelo embaixador moçambicano no Qatar e por funcionários do Gabinete do Primeiro-Ministro e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *